Já no próximo dia, 27 deste mês, Outubro, festejamos o 2.º aniversário da nossa confraria "Confraria Bolos D. Rodrigo".
O outono já chegou e a temperatura ambiente já arrefeceu um pouco. Por isso escolhi festejar este ano num ambiente mais recolhido.
Há fogo de artifício para lançar no jardim e assim dar a conhecer a nossa comemoração a todos. Aqui festeja-se. Até ao próximo aniversário!
Já no próximo dia, 27 deste mês, Outubro, festejamos o 2.º aniversário da nossa confraria "Confraria Bolos D. Rodrigo".
DOÇARIA DO algarve - portugal
É característica da doçaria algarvia ser confeccionada com amêndoa, calda de açúcar, fios de ovos, muitas gemas de ovos, …
De entre os bolos da nossa doçaria, gostaria de destacar:
➢ as castanhas de amêndoa;
➢ os florados de Lagoa;
➢ os almendrados;
➢ os figos de amêndoa e chocolate;
➢ o tutano celeste;
➢ o morgado de figo;
➢ a amendoada;
➢ os queijinhos do céu;
➢ o morgado de Silves;
➢ o bolo mimoso;
➢ os bolos D. Rodrigo, naturalmente.
Naturalmente, porquê? Porque estes bolos, feitos com fios de ovos, amêndoas raladas, calda de açúcar, gemas e canela são envolvidos em papel vegetal e colocados em quadrados de folha de estanho, vulgarmente conhecida por “pratas”, que lhes dão uma forma final singular e única e a terra de origem destes bolos maravilhosos é LAGOS.
Então com muito gosto partilho convosco estas fotos e espero a vossa vinda às nossas pastelarias onde não tenho qualquer participação financeira, mas tenho a certeza que se vão deliciar.
Sobre os morgados, antigamente as cores que os morgados orgulhosamente exibiam eram tal e qual telas pintadas a aguarela, suaves e súbtis, simplesmente delineadas, onde os tons primários do doce fino (perolado) prevaleciam na maior parte da superficie dos morgados. Os tons pastel continuam a ser os mais apelativos a degustar neste manjar dos deuses de sabor bem personalizado, quando confeccionado com amêndoas algarvias.
Estes morgados de amêndoa são recheados com fios de ovos, ovos moles e gila.©