Sobre
CONFRARIA BOLOS D. RODRIGO
Esta confraria foi criada dia 27 de Outubro de 2015 e este site também foi criado no dia 27 de Outubro de 2015 porque este é o dia da cidade de LAGOS.
A confraria Bolos D. Rodrigo tem os seguintes membros:
Dra Maria Carmelita Figueiras;
Dr Fernando Guedes Ribeiro;
Dr José Manuel Paz Pereira;
Dra Ana Paula Centeno;
Dra Maria Joaquina Matos;
Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa;
Dr Robert Redford;
Dr James Redford;
Dra Assunção Cristas;
Dr Nuno Magalhães;
, mas contamos com muitos mais membros que vão com certeza surgir.
Os bolos Dom Rodrigo que estão na origem desta confraria têm o seu surgimento no dia 01 de Abril de 1754, data da recepção oferecida pelo Alcaide de Lagos ao Governador do Algarve, Capitão-General D. Rodrigo António de Noronha e Menezes que tomava posse. Além da recepção festiva na sua chegada e da sua família a Lagos também houve um almoço-recepção no castelo do alcaide com a presença de todas as edilidades mais importantes de Lagos e arredores. As freiras do Convento do Carmo de Lagos, as Irmãs Carmelitas, também quiseram presentear o Governador do Algarve que tomava posse e, com a permissão do alcaide trouxeram para a mesa duas grandes e ovais travessas de prata de BOLOS D. RODRIGO e a Madre Superiora Carmelita, também convidada, explicou a D.Rodrigo estes bolos que lhe ofereciam, criados para esta ocasião e que foram denominados BOLOS Dom RODRIGO. A doceira-mor e a cozinheira-mor do castelo ficaram descontentes, pois estes bolos foram muito apreciados por todos e louvados em detrimento de todos os outros apresentados pela doceira-mor.
Assim os BOLOS Dom RODRIGO são bolos conventuais, criados no Convento do Carmo sediado em LAGOS, Portugal pelas Irmãs Carmelitas deste convento para o dia 01 de Abril de 1754 e percorreram os tempos até aos nossos dias muito apreciados por todos. Por isso esta é uma data a comemorar pela confraria.
Esta confraria tem por objectivos dar a conhecer ao país e internacionalmente os bolos D. Rodrigo e toda a doçaria do Algarve, promovendo estas especialidades em todo o mundo e pelos meios disponíveis para tal.
Este é o compromisso assumido por esta confraria nos seus confrades!!!
Dra Maria Carmelita Figueiras pela Confraria Bolos Dom Rodrigo
DATAS IMPORTANTES
01 de Abril de 1754 - criação do bolo D. Rodrigo
27 de Outubro de 2015 - criação da confraria
Julho de 1997 » Dra Maria Carmelita Figueiras
Maria Carmelita Fortunata Custódio de Portugal Figueiras Inácio Duarte (BI: Maria Carmelita Figueiras Marreiros) e é natural de Lagos, Algarve. É licenciada em Economia e Master em Ciências Económicas na especialidade de Planeamento da Economia e após licenciada em Gestão de Recursos Humanos. A sua vida tem sido dedicada principalmente ao ensino, mas também à Economia e Relações Internacionais.
Em 2015, foi a fundadora da Confraria Bolos D. Rodrigo, em Lagos porque os bolos D. Rodrigo foram criados em Lagos e oferecidos num almoço-recepção, ao capitão-general, Governador do Algarve, D. Rodrigo António de Noronha e Menezes que tinha acabado de tomar posse exactamente a 01 de Abril de 1754.
Desde pequena que foi escrevendo, mas sem dar muita importância ao que escrevia. Já adulta, reuniu os seus trabalhos daquele período num livro “O Caderno da Minha Adolescência”. Depois foi um tempo bastante ocupado que só lhe deixou espaço para uma escrita muito esporádica, mas foi um tempo em que aproveitou todos os tempos livres para ler livros da sua especialidade e também literatura.
Só com o início do III milénio, volta a dedicar mais tempo à escrita. Escreve então “O Céu como Limite” com o qual reiniciou a escrita. Entre outros destaca:
“As Minhas Crónicas e Afins” em vários volumes;
“Textos de Economia” e “Ensaio sobre ‘Políticas Energéticas’ ”.
“A História de LAGOS até ao século XV” e “A História de Lagos no século XV”
“Ensaio sobre ‘The American Dream’ de Scott Fitzgerald” (2007)
“Estudo sobre ‘Os Maias’ de Eça de Queirós” (2007)
“Homenagem a Almeida Garrett” (2012)
“Novo Paradigma sobre o Sistema Educativo” (2012)