top of page

Os Governadores do Algarve sediados em Lagos


Lagos, 28 de Fevereiro de 2012

Os Governadores do Algarve sediados em Lagos

Sabemos que na época visigótica, época anterior à ocupação muçulmana, o reino de Portugal estava dividido em ducados, terras dos duques e condados, terras dos condes. As terras dos duques tinham uma superfície muito maior do que as terras dos condes, todos num reino governado por um rei. Com a ocupação muçulmana, estabeleceu-se em Portugal o sistema usado nas terras dos árabes, cidades-Estado. Com a reconquista de Portugal para os cristãos, já se vivia o feudalismo na Europa e em Lagos passou a viver no castelo o alcaide que prestava juramento de vassalagem ao rei do reino de Portugal.

O primeiro alcaide de Lagos nomeado pelo rei de Portugal, D. Afonso IV (1325-1357), foi D. João Lourenço apoiado pelo também nomeado pelo rei, alvasil (tesoureiro real) de Lagos, D. João Parente, e era Senhor de Lagos, por sua doação real, D. Gonçalo Fernandes. Assim ficou reorganizado o território de Portugal.

A 05 de Janeiro de 1361, D. Pedro I, rei de Portugal, concede a Lagos jurisdição própria e reconhece a Lagos o estatuto de Vila.

A 05 de Março de 1372, Lagos foi doada a D. Gregório Premado que passa a ser o Senhor de Lagos e esta esteve na sua posse até 1453, ano em que passou a pertencer ao Infante D. Henrique.

Em 1444, era almoxarife de Lagos Lançarote de Freitas.

Em 1450, era almoxarife de Lagos Lourenço Estevens.

No ano de 1453, a vila de Lagos é doada ao Infante D. Henrique (MARTINS; 1992; p. 40).

A 04 de Agosto de 1464, por carta D. Afonso V doa a seu irmão, o Infante D. Fernando, Lagos, após a morte de seu tio, o Infante D. Henrique.

Ainda em 1464, D. Fernando doa Lagos a D. Diogo – Duque de Viseu – e este doa de imediato Lagos a sua irmã, D. Leonor, futura esposa de D. João II e D. Leonor passa a ser Senhora de Lagos até à sua morte. Estamos em pleno Renascimento e após, Lagos deixa de pertencer a um Senhor feudal e continua a ser vila do rei de Portugal.

Em 1540, Lagos é elevada a cidade por D. João III.

Em 1573, Lagos é elevada a capital do Algarve por D. Sebastião, rei de Portugal e nomeado para Governador do Algarve, D. Fernão Telles de Menezes, primeiro Governador do Algarve. Entretanto, constrói-se o Palácio dos Governadores, habitação do Governador e sua família, dentro das muralhas, mas separado do castelo que continua a ser a habitação do Alcaide da cidade.

Em 1578, é nomeado o segundo Governador do Algarve, D. Francisco da Costa.

Em 1581, já sob o domínio espanhol, Filipe II de Espanha e I para Portugal nomeia o terceiro Governador do Algarve, D. Martim Correia da Silva, durante três anos, que nos documentos deste rei se descreve como primeiro Governador do Algarve certamente porque para D. Filipe II de Espanha já não era o reino de Portugal, mas o reino da Ibéria. Só assim se compreende isto.

Em 1584, é nomeado o quarto Governador do Algarve, segundo Governador para Espanha, D. Duarte Menezes, Conde de Tarouca, e governa durante três anos.

Em 1587, é nomeado o 5.º Governador do Algarve, 3.º para Espanha, D. Fernão Telles de Menezes, Capitão-General, e governa durante oito anos.

A sequência das nomeações para Governador do Algarve é de três anos durante o domínio filipino. Logo, em 1590, deveria ter sido nomeado outro governador. Contudo, em 1587, é a primeira vez que é nomeado um militar e esse facto deve ter alterado a sequência. Porquê um militar? Porque se pretendia a defesa da costa e do território e os civis não estavam preparados para isso. Em 1588, a Espanha/Ibéria ataca a Inglaterra com a Armada Invencível e esta é destruída pelos ingleses, próximo da Inglaterra. Aguardando retaliações, a Espanha ordena a construção de fortificações e reconstrução das existentes por toda a costa algarvia.

A 20 de Maio de 1595, data em que foi nomeado o 6.º Governador do Algarve, 4.º para Espanha, Ruy Lourenço de Távora, também militar, capitão-general, e governa durante doze anos.

Em 1607, é nomeado o 7.º Governador do Algarve, D. Diogo de Menezes, Primeiro Conde da Ericeira, novamente um civil e governa durante um ano.

Em 1608, é nomeado o 8.º Governador do Algarve, D. Manuel de Lencastre, e governa durante seis anos.

Em 1614, é nomeado o 9.º Governador do Algarve, D. João de Castro e governa durante seis anos também.

Em 1620, é nomeado o 10.º Governador do Algarve que governa durante quatro anos, D. Luís Tomé de Castro, o qual nomeou para alcaide de Lagos, Lourenço da Silva, em 1621.

Em 1624, é nomeado o 11.º Governador do Algarve, João Furtado de Mendonça, e governa durante dois anos.

Em 1626, é nomeado o 12.º Governador do Algarve, D. João Coutinho, que governou durante onze anos.

Em 1638, é nomeado o 13.º Governador do Algarve, D. Gonçalo Coutinho, e governa durante um ano.

Em 1639, é nomeado o 14.º Governador do Algarve, D. João da Silva Telles de Menezes, e governa durante um ano.

Em 1640, é nomeado o 15.º Governador do Algarve, Henrique Correia da Silva, e governa até à revolução.

No dia um de Dezembro de 1640, deu-se uma revolução em Portugal que expulsou o domínio espanhol e restaurou o poder português em Portugal, chefiada por D. João, Duque de Bragança.

Em 1640, após a revolução, é nomeado o 16.º Governador (interino) do Algarve, também Bispo do Algarve e também sediado em Lagos, capital do Algarve e sede de Bispado, D. Francisco Barreto, e governa durante dois anos.

Em 1642, é nomeado o 17.º Governador do Algarve, um triunvirato: mantém-se D. Francisco Barreto, Bispo do Algarve, e mais dois governadores: D. Vasco de Mascarenhas, 1.º Conde de Óbidos; e Martim Afonso de Mello, Conde de Vale de Rei; e governam durante quatro anos. Este sistema deve-se ao enorme trabalho que havia a fazer nas várias áreas de governação, após a revolução, quando tudo estava reduzido a nada com o governo filipino.

Em 1646, é nomeado o 18.º Governador do Algarve, um duunvirato: D. Nuno Mascarenhas e D. Vasco Mascarenhas, e governam durante dois anos.

Em 1648, é nomeado o 19.º Governador do Algarve, D. Francisco de Mello, e governa durante três anos.

Em 1651, é nomeado o 20.º Governador do Algarve, D. Nuno de Mendonça, Conde de Vale de Rei, e governa durante dois anos.

Em 1653, é nomeado o 21.º Governador do Algarve, D. Nuno da Cunha Athaíde, Conde de Pontevel, que governa durante três anos.

Em 1656, é nomeado o 22.º Governador do Algarve, D. Nuno de Mendonça, Conde de Vale de Rei, novamente, que governa durante oito anos, dois mandatos.

Em 1664, é nomeado o 23.º Governador do Algarve, D. António de Almeida, 2.º Conde de Vale de Rei, por um período de quatro anos.

Em 1668, é nomeado o 24.º Governador do Algarve, D. Nuno de Mendonça, Conde de Vale de Rei, novamente, e governa durante seis anos.

Em 1674, é nomeado o 25.º Governador do Algarve, D. Nuno da Cunha Athaíde, e governa durante dois anos.

Em 1676, é nomeado o 26.º Governador do Algarve, D. Simão Correia da Silva, e governa durante um ano.

Em 1677, é nomeado o 27.º Governador do Algarve, D. Manuel de Sousa e Castro, Conde de Castro, e governa durante três anos.

Em 1680, é nomeado o 28.º Governador do Algarve, D. José de Menezes, Bispo do Algarve, e governa durante dez anos.

Em 1690, é nomeado o 29.º Governador do Algarve, D. Francisco Luís da Gama, e governa durante cinco anos.

Em 1695, é nomeado o 30.º Governador do Algarve, D. Eugénio Aires de Saldanha Menezes e Sousa, e governa durante quatro anos.

Em 1699, é nomeado o 31.º Governador do Algarve, D. Fernando Mascarenhas, 2.º Marquês da Fronteira, e governa durante um ano.

Em 1700, é nomeado o 32.º Governador do Algarve, D. Simão da Gama, também Bispo do Algarve, e governa durante um ano.

Em 1701, é nomeado o 33.º Governador do Algarve, D. António de Almeida, 2.º Conde de Avintes, e governa durante um ano.

Em 1702, é nomeado o 34.º Governador do Algarve, D. João de Lencastre, e governa durante cinco anos.

Em 1707, é nomeado o 35.º Governador do Algarve, D. Manuel José de Castro Noronha Sousa Athaíde, 8.º Conde de Monsanto, e governa durante oito anos.

Em 1715, é nomeado o 36.º Governador do Algarve, D. Martim António Afonso de Mello e Silva, 4.º Conde de S. Lourenço, e governa durante um ano.

Em 1716, é nomeado o 37.º Governador do Algarve, D. Belchior da Costa Corrêa Rebelo, e governa durante dois anos.

Em 1718, é nomeado o 38.º Governador do Algarve, D. João Xavier, Conde de Unhão, e governa durante 24 anos.

Em 1742, é nomeado o 39.º Governador do Algarve, D. Afonso de Noronha, Conde de Atouguia, que é militar com o posto de capitão-general e governa durante sete anos, passando a sua residência para Lisboa, em 1745.

Em 1754, é nomeado o 40.º Governador do Algarve, D. Rodrigo António de Noronha e Menezes.

Em 1755, após o terramoto e depois deste Governador ter perdido o seu filho mais novo, Francisco, com dez anos de idade no maremoto, e a sua esposa com os seus outros dois filhos terem ido viver para Lisboa, para a casa da família, D. Rodrigo António de Noronha e Menezes passa a viver sozinho em Lagos, no quartel, governando o Algarve até 1762, reconstruindo a defesa da costa algarvia e lutando contra a adversidade da falta de meios, pois principalmente o barlavento algarvio e Lisboa tinham ficado completamente destruídos e, por conseguinte, a Coroa sem fundos monetários para fazer face a tanta necessidade. Após abandonou este cargo de Governador do Algarve por resistência da esposa em juntar a família em Lagos e por falta de dinheiro para fazer face a tantas necessidades e regressou a Lisboa porque havia muitas decisões a tomar e continuou no exército com o mesmo posto de capitão-general. É então nomeado o 41.º Governador (interino) do Algarve, D. Fernando Lourenço de Sant'Ana, também Bispo do Algarve com residência na sede de Bispado, em Faro e o rei, D. José, extingue este cargo de Governador do Algarve.

Este terramoto arrasou completamente a cidade de Lagos que perdeu o título de capital do Algarve e o Palácio dos Governadores não voltou a ser reconstruído.❐

BIBLIOGRAFIA

PAULA, Rui M.; Lagos – evolução urbana e património; edição de Câmara Municipal de Lagos; Lagos, Outubro de 1992; pp.356-364.

MARTINS, José António de Jesus; A Freguesia de Santa Maria (do Concelho de Lagos) – Estudo Histórico (Monográfico); 1.a edição; Lagos; edição da Junta de Freguesia de Santa Maria de Lagos; Setembro de 1992; p.40.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page